top of page
Buscar

Projeto e empilhadeira: a importância para organização do estoque.

Qualquer empresa que utilize um estoque para armazenar os seus produtos sabe que a organização deste espaço é fundamental para que a logística nas compras e entregas estejam sempre funcionando bem, contribuindo para o fluxo de caixa, bom atendimento aos clientes e eficiência das operações, inclusive com redução de custos.


Montar um estoque organizado pode parecer algo fácil, mas quanto maior o seu negócio e o espaço para armazenagem, maior a necessidade de projetar esse ambiente para escolher corretamente entre gôndolas, racks, mini porta pallets


, porta pallets, e, até mesmo, as empilhadeiras que serão utilizadas, pois elas impactam na altura da armazenagem, tamanho dos corredores e outros detalhes que fazem toda a diferença.


Como exemplo, temos os centros de distribuição onde há uma enorme quantidade de mercadorias armazenadas para serem transportadas e que para movimentá-las ou carregá-las também é preciso uma empilhadeira. Os atacarejos


são outro bom exemplo para ilustrar a importância de um projeto.


Em geral, esse tipo de comércio possui uma operação que possibilita que o consumidor pegue o produto manualmente nas prateleiras de baixo e, ao mesmo tempo, os estoques estejam nos níveis de cima, geralmente necessitando de empilhadeiras para o deslocamento de caixas.


O que é considerado na hora de desenvolver um projeto?



Na hora de desenvolver o projeto de layout de um espaço que irá utilizar empilhadeiras, os engenheiros da Amapá levam em conta a área disponível, a sua funcionalidade, o tipo de piso, os tipos de produtos que serão armazenados, a quantidade de unidades de cargas, dentre vários fatores.


“Sempre que realizamos um projeto é essencial saber qual o m


odelo e o fabricante do equipamento de movimentação que será utilizado. Assim podemos realizar o projeto com o melhor custo-benefício para o cliente”.


Com base nessas informações, são definidas as melhores soluções em armazenagem e organização de produtos para o negócio, se seu estoque será horizontal ou vertical e qual o tipo de empilhadeira adequado.


Quais os tipos de empilhadeiras disponíveis no mercado?




A movimentação de materiais em grande quantidade ou muito pesados precisa ser feita de forma segura com os equipamentos corretos, como empilhadeiras e paleteiras.

No mercado, há vários modelos e fabricantes, que se diferem nas capacidades de carga, elevação do garfo e tamanho do corredor mínimo para realizar a operação de carga e descarga no sistema de armazenagem. Porém, os dois modelos de


destaque são: as manuais e as elétricas.


As elétricas, como já diz o nome, são movidas a eletricidade. São indicadas para a execução de tarefas em corredores estreitos, possuem torre de elevação com grande altura e proporcionam maior capacidade de armazenagem vertical.


Confira as outras vantagens das empilhadeiras elétricas:

  • Silenciosas, gerando menos ruído em relação às outras;

  • Não emitem fumaças, poluentes ou gases tóxicos;



  • Podem ser operadas em áreas de risco;

  • Menor custo de manutenção.

Já as empilhadeiras manuais estão disponíveis no mercado com diferent


es tipos atendendo a diversas necessidades, mas o grande diferencial deste equipamento é que o operador pode operar em pé sobre o equipamento ou caminhando.


Ainda que seja necessária a força física, a empilhadeira manual apresenta algumas vantagens sobre as empilhadeiras motorizadas ou elétricas:

  • Custo-benefício: por não utilizar motor, o seu custo é bem inferior em relação aos outros modelos;

  • Treinamento: por não ser uma máquina de tração própria, o operador não precisa de um treinamento específico e em alguns minutos o colaborador está pronto para operar;

  • Ecologicamente correta: não emite fumaça e poluentes, ideal para


operar em locais fechados e em longo prazo.

A paleteira é um tipo de empilhadeira manual, com a principal função de de


slocar materiais. Também é conhecida como paleteira hidráulica, transpalete ou carro hidráulico. Assim, pode ser vista como um aparelho estratégico nas movimentações.


As vantagens de ter uma paleteira:

  • Custo baixo comparada com a empilhadeira elétrica;

  • Fácil manuseio;

  • Não necessita de treinamento e não requer muito tempo para aprender a utilizar.



Focada em otimizar os processos de armazenagem e estoque de produtos em empresas


de pequeno, médio e grande porte, a Gôndolas Brasil conta com uma equipe de vendas especializada


em desenvolver projetos para armazenagem com grande movimentação de produtos e cargas.

Entre em contato com nossos consultores e solicite um projeto para o estoque da sua empresa.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page